20 setembro 2013

"MANIFESTO AO BIRIBOL"

Criei este blog para fazer publicações, elogios, sugestões e expor ponto de vista de pessoas ligadas ao biribol. Nesta semana (18/09), recebi um e-mail de um praticante de biribol em Uberaba e achei muito interessante o conteúdo. Mediante ao exposto, resolvi publicá-lo e quem sabe através deste e-mail poderemos ter algumas mudanças significativas no biribol.
Segue abaixo o e-mail na íntegra:

"A QUEM POSSA INTERESSAR ESSA MANIFESTAÇÃO JUNTO A REPRESENTANTES OU ADEPTOS DA MODALIDADE BIRIBOL:
MEU NOME É FERNANDO, SOU PRATICANTE ASSÍDUO DA MODALIDADE ESPORTIVA BIRIBOL E, NESSA QUALIDADE, VENHO APRESENTAR ALGUNS PONTOS DE VISTA QUE PODERÃO A MEU VER, CONTRIBUIR PARA A PROMOÇÃO DESSA MODALIDADE:
·       INVASÃO POR CIMA DA REDE – ESSA PRÁTICA DEVE SER REPELIDA, POIS FICA AGRESSIVA AOS OLHOS. NÃO É CONCEBÍVEL UM BLOQUEIO ATRAPALHANDO O LEVANTAMENTO DA EQUIPE ADVERSÁRIA.
 
·       BLOQUEIO DE SAQUE – ESSE GESTO NÃO ACRESCENTA NADA À MODALIDADE. CONTRARIAMENTE, SÓ VEM CONTRIBUIR PARA UM SAQUE ACUADO E TÍMIDO DA EQUIPE ADVERSÁRIA, PROMOVENDO ASSIM UMA FÁCIL RECEPÇÃO, INIBINDO, EM ÚLTIMA ANÁLISE, O CARÁTER DESAFIADOR E INSTIGANTE DO JOGO. JÁ A RETIRADA DO BLOQUEIO DO SAQUE PROPORCIONARIA A POSSIBILIDADE DE UM SAQUE MAIS LIBERTO E OFENSIVO E UMA RECEPÇÃO COM MAIOR GRAU DE DIFICULDADE, PROMOVENDO ASSIM O DESENVOLVIMENTO DO SAQUE E RECEPÇÃO E MAIOR DINAMICA NA MODALIDADE.
 
·       BORDA OU QUINA? -- EM COLETIVOS OU CAMPEONATOS ESTA QUESTÃO GERA BASTANTES CONTROVÉRSIAS (FOI QUINA, FOI BORDA?!). SERIA DESEJÁVEL, ALÉM DE EVITAR POSSÍVEIS ERROS DE ARBITRAGEM, QUE SE CONSIDERASSE O CONJUNTO QUINA E BORDA APENAS COMO DENTRO, OU O CONJUNTO QUINA E BORDA APENAS COMO FORA.
 
·       TOQUE NA REDE – ESSE EVENTO PODERIA SER TRATADO COMO INFRAÇÃO DE REDE, APENAS NO CASO DO CONTATO COM SUA BORDA SUPERIOR. VALE SALIENTAR QUE A REDE DE BIRIBOL É MUITO LARGA, PROMOVENDO, ASSIM, MAIOR PROBALIDADE DE CONTATO COM SUA SUPERFÍCIE.  A CONSIDERAÇÃO DE TOQUE NA REDE APENAS QUANDO ESTE SE DER NA BORDA SUPERIOR, IRÁ DIMINUIR PONTUAÇÃO OCASIONADA POR INFRAÇÕES E AUMENTARÁ A CONTINUIDADE DAS JOGADAS.
 
·       LÍBERO – ANTE A ALTURA DA REDE E CRESCIMENTO DA MÉDIA DE ALTURA DOS ADEPTOS DA MODALIDADE, OS MAIS BAIXOS FICAM DESLOCADOS NA PRÁTICA DO BIRIBOL. ASSIM, SERIA IMPORTANTE, PARA O AUMENTO DO NÚMERO DE PRATICANTES, QUE SE NOMEASSE UM LÍBERO, QUE É COMUMENTE DESPROVIDO DE ALTA ESTATURA E QUE, EM SUA MAIORIA, NEM OUSARIA PRATICAR A MODALIDADE, OU, SE O FIZESSE, PODERIA ABANDONÁ-LA NO DECORRER DO PROCESSO, OCASIONANDO, ASSIM, POSSÍVEL DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE PRATICANTES. PORÉM, COM A INCLUSÃO DO LÍBERO, OS ATLETAS DE MAIS BAIXA ESTATURA VER-SE-IAM INCENTIVADOS E PODERIAM SER DE GRANDE VALOR EM QUALQUER EQUIPE, TORNANDO-SE ESPECIALISTAS NA DEFESA.
 
CONSIDERO, POR FIM, QUE NÃO SE JUSTIFICA A RELUTÂNCIA QUANTO A MUDAR AS REGRAS NA MODALIDADE BIRIBOL, NEM O RECEIO DE SE INCORRER EM PLAGIO ÀS REGRAS DO VOLEIBOL. ISSO NÃO É SAUDÁVEL PARA MODALIDADE, QUE PODE IMPOR LIMITAÇÕES A SI MESMA. É OPORTUNO LEMBRAR, QUANTO AO VOLEIBOL, POR EXEMPLO, QUE ESSA MODALIDADE SE PERMITIU ALTERAÇÕES NAS REGRAS, AS QUAIS NÃO SE DERAM DE FORMA ARBITRÁRIA, MAS COM LASTRO EM LABORATÓRIOS ESPORTIVOS E ANÁLISES SOBRE OS BENEFÍCIOS DECORRENTES DAS MUDANÇAS. ATÉ ENTÃO OS REPRESENTANTES DESSA MODALIDADE ESTÃO ACERTANDO. OS REPRESENTANTES DO BIRIBOL FAZEM O MESMO?  EM MINHA OPINIÃO, PARECE QUE NÃO, SE FOR CONSIDERADA A DEMORA E A FALTA DE AUDÁCIA NO QUE SE REFERE A REVER AS REGRAS, SOB O ARGUMENTO DE QUE A IDENTIDADE DO BIRIBOL FICARIA COMPROMETIDA. ENTENDO QUE A INÉRCIA, A FALTA DE OUSADIA É QUE ESTÃO COMPROMETENDO A PRÁTICA DO BIRIBOL, TORNANDO-A OBSOLETA ANTE A DINÂMICA ESPORTIVA E AS ALTERAÇÕES NAS REGRAS DAS DEMAIS MODALIDADES.
 
MUDANÇAS NAS REGRAS, MESMO QUE SEJAM SEMELHANTES AS QUE VENHAM SE DAR EM OUTRAS MODALIDADES, NÃO COMPROMETERÃO A IDENTIDADE DO BIRIBOL. AO CONTRÁRIO, VIRÃO AGREGAR VALOR A ESSA MODALIDADE, SE CONSIDERAREM A EXPERIÊNCIA, A OBSERVAÇÃO CRITERIOSA E RESULTAREM DO DEBATE FRANCO E DESTEMIDO, COM O QUAL TENTO CONTRIBUIR POR MEIO DESSE MANIFESTO, COM A CONVICÇÃO DE QUE O BIRIBOL NÃO MERECE PARAR NO TEMPO, MAS APRIMORAR-SE, PARA CUMPRIR SUAS METAS E PRINCIPALMENTE O AUMENTO DO NÚMERO DE PRATICANTES.
 
TOMAR COMO BASE O QUE JÁ FOI TESTADO E APROVADO, NÃO DEVE SER CONSIDERADO PLÁGIO, E SIM, UM ATALHO PARA O SUCESSO.
 
 
 
FERNANDO I. DIAS.
UBERABA, MG - 18 /09/2013.
                                                                                             fernandobiriboluberaba@yahoo.com.br"

Nenhum comentário: